Profissão

O termo design, na língua  portuguesa, esta relacionado ás noções de modelo, projeto, planejamento.  Em termos práticos, o design esta associado a variadas  áreas de conhecimento, o que possibilita o seu desenvolvimento em diferentes modalidades.

Apresentamos alguns conceitos de design,  definidos por importantes teóricos da área, que possibilitam  compreender a abrangência da atuação do designer:

O desenho industrial é uma atividade projetual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético-formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma atividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. Sua maior contribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-econômicas.” 

               (Gui Bonsiepe, 1982)

Design gráfico é uma atividade intelectual, técnica e criativa concernente não somente à produção de imagens, mas à análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. Informação e comunicação são as bases de um modo de vida global interdependente, seja na esfera dos negócios, cultural ou social. Ao designer gráfico cabe a tarefa de fornecer respostas aos problemas de comunicação de todo tipo em todos os setores da sociedade.”

               (Icograda, 2001) 


Área de Atuação

O profissional da área de Design de  Produto atua no desenvolvimento de projetos e produção de bens de consumo ligados à vida cotidiana (como vestuário, jóias, objetos e utensílios, mobiliário doméstico e urbano, eletrodomésticos, automóveis e outros tipos de veículos, etc), bem  como  aos produção de bens de capital (como máquinas e motores), e cultural, também em projeto de produtos ditos ‘efêmeros’: cenografias e ambientação de exposições, instalações de eventos temporários, entre outros.

O profissional da área de Design Gráfico  atua no  desenvolvimento de projetos e produtos voltados para a comunicação e gestão da informação visual e gráfica, para  comunicar visualmente um conceito ou idéia. Atua  nos meios impressos, eletrônicos e digitais, e desenvolve projetos ligados á criação de marca e pictogramas, identidade corporativa, sinalização de ambientes internos e urbanos, editoração de publicações, embalagens, webdesign, tipografia, ilustração, infografia, produções multimídias.