Exposição Design por Mulheres

Exposição Design por Mulheres

Acontece em Fortaleza, entre os dias 15 de maio e 17 de agosto, a exposição “Design por Mulheres”, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Nesta ocasião, é apresentado um panorama da trajetória de nove mulheres designers, que expressivamente produziram repertórios singulares contribuindo para a construção e transformação do cenário do Design dentro e fora do Brasil. A exposição, coordenada pela professora Tania Vasconcelos, nasce de uma ação de extensão da Universidade Federal do Ceará, que almeja essencialmente dar visibilidade à mulher designer. O desejo coletivo de investigar e desbravar a produção feminina em contrafluxo à história do Design partiu da pesquisa realizada por estudantes do curso de graduação em Design e agora ganha forma em contexto expositivo, tendo nessa mostra sua primeira edição.

A exposição trata de uma história ainda em construção do Design e busca suprir a urgência da inclusão da trajetória de mulheres. A curadoria de Luciana Eloy e Cláudia Marinho constrói uma narrativa através de dois núcleos estruturais: um histórico, que apresenta Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Bardi e Lygia Pape, pioneiras que semearam as primeiras concepções de um design feito por mulheres; e um contemporâneo, que apresenta Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib.

O projeto pontua que o Design no Brasil contou com mulheres na sua linha de frente e como suas práticas influenciam hoje em produções contemporâneas. A exposição tem o objetivo de partilhar conhecimento e proporcionar uma experiência a todos que se permitirem fluir pelas trajetórias apresentadas e entrelaçadas entre si. Design por Mulheres apresenta à cidade de Fortaleza a oportunidade de conhecer a produção feminina de design, tanto nas trajetórias contadas quanto na concepção da própria exposição. Por meio deste projeto extensionista, propõe-se o diálogo entre a universidade, as práticas profissionais e a comunidade, trazendo à tona as multiplicidades de atuação, pensamentos e projetos que remetem à universalidade do Design.

Serviço
Exposição “Design por Mulheres”
Abertura: 15 de maio, às 19h.

Visitação: 16 de maio a 17 de agosto de 2018. Segunda à sexta, das 08 às 12h e das 13h às 17h.

Local: MAUC (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará) – Av. da Universidade, 2854 – Benfica.